quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Desabafo de uma tímida / aspie



Queria saber qual é o "problema" em ser tímida, a maioria das pessoas dizem que acham um tímido fofo mas quando veem um acham esquisito somente porquê ele "não fala nada" (aos olhos de um leigo).

Timidez é um charme e n precisa de terapia e nem todos precisam ser extrovertidos, eu falo isso porque sempre li em revistas (principalmente as de adolescentes) matérias como "É possível acabar com a timidez?" ou  "Projeto Sai Timidez"!. A maldita "Regra Social" (não dita, porem visível) diz que:
  • Precisamos sorrir toda hora: Até quando estamos tristes, muitos conseguem fingir mas eu não consigo, gosto quando eu transparece o que eu sinto. E quem me conhece sabe como eu me sinto mesmo que não transpareça muito
  • Precisamos falar muito e se "socializar" muito: Eu pareço ser anti-social, mas gosto de conversar (sério), e nem todas pessoas "sociais" são obrigatoriamente extrovertidas (eu coloco essas palavras em aspas porque seu sentido é muito relativo para cada pessoa) , e isso acontece desde que eu sou um feto até hoje em meus plenos 17 anos, somos obrigados a tagarelas com pessoas em que nem conhecemos
  • E mesmo quando você não é tímido ainda tem milhares de regras sociais e algum "motivo" fútil para te criticarem.
O mito diz que pessoas tímidas não sabem conversar, não são confiantes, não sabem falar em publico, e que a timidez impede tudo, por favor né, dificuldade não é sinônimo de incapacidade, conheço várias pessoas tímidas que fazem tudo o que os mitos dizem perfeitamente, ninguém nasce sabendo tudo, que nem eu já disse Timidez é um charme.

Sobre o preconceito: Não venha me dizer que não existe preconceito com tímido, eu sou tímida e tenho vários amigos tímidos e sei exatamente como é. Sei porque sempre fui excluída por ser tímida  na creche tinha dificuldade em ter amigos só que eles me compreendiam, tive que mudar de cidade no Ensino Fundamental (Ai que o bicho pega) para sobreviver você tem que ser exatamente como a sala quer e ainda dão a desculpa (esfarrapada) de que você não se enturma porque não quer  (Até parece que eu quero ser excluída né, e nunca que eu mudarei por isso, não gosto de chamar atenção mas também não quero ser invisível), e o tímido em grande maioria faz vezes nessa fase aproveitam-se dele, chamam d "esquisito","anti social" ,entre outras coisas (E eu não sou a unica).  
Contra-ataque da minha historia: Estudei, estudei e consegui passar em outra escola (IFRR <3) lá eu me enturmei perfeitamente, criei amigas para sempre (Bjinhos p minha amgas)vivo com um auto-estima melhor. Sabe por que? Porque nunca quis exterminar a minha timidez (que faz parte de mim) e aprendi a lidar com ela já que que nem eu já disse dificuldade não é sinônimo de incapacidade, e tudo isso sem deixar de ser tímida e muito menos mudar por alguém

Alguns benefícios que eu tive/tenho com a minha timidez:
  • Quando eu desenho, solto tudo o que não falo no papel, e o resultado são desenhos/artes liindos (Com muitos tímidos isso também ocorre fazendo poesias, musica, entre outros) me relaxa muito e é terapia para mim.
  • Penso antes de agir.
  • Amizades mais intensas: Sou bem fechada, então eu dou valor as poucas e verdadeiras amizades, sou leal, uma vez que para os tímidos fazer amizade é mais difícil.
  • Sou cautelosa e cuidadosa
E sim,eu tenho vários amigos extrovertidos também e também os valorizo e eles me valorizam, eu estou falando de preconceito e adoro pessoas extrovertidas como diversos tipos de personalidade, na escola a maioria das minhas amigas são assim, a minha família toda é e todos me compreendem e aceitam as diferenças :)

Bjinhos ate :) :*

/\  desenho que eu fiz para a minha vovó linda

9 comentários:

  1. Bastantes coisas me lembraram meus pensamentos:
    "dizem que acham um tímido fofo mas quando veem um acham esquisito somente porquê ele "não fala nada";
    "Amizades mais intensas: Sou bem fechada, então eu dou valor as poucas e verdadeiras amizades"
    Foram as partes que mais me identifiquei.
    Parabéns. Bom post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que bom que você se identificou :) achava que ninguém iria entender essas coisas que eu disse :D
      Obrigaada

      Excluir
  2. Post lindo, definitivamente concordo com tudo o que você disse. Timidez não é defeito. Quem tenta fazer você mudar é porque se sente desconfortável com sua identidade; isso não é problema seu, mas sim da outra pessoa, e é essa pessoa quem tem de abrir a sua mentalidade e aprender a aceitar os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigaada *--* tou super feliz q vc gostou
      "Quem tenta fazer você mudar é porque se sente desconfortável com sua identidade;" nunca pensei nisso *-*

      Excluir
  3. Muito bom o post! Realmente ser tímida tem suas vantagens! >w<

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uau me identifiquei parabéns, gostei muito e tbm sou tímido

    ResponderExcluir

Comentem a vontade ^__^ Eu também respondo (e adoro) os comentários de postagens anteriores. E lembrem-se de quem tiver blog, colocar o link dele no comentário para assim eu o visitar.
Não precisam ser tímidos, apenas mantenha o respeito
Caso desejem, aqui está alguns símbolos para utilizar em seu comentário:
♥ ★ ✿ ♫ ♩ ♬ ☾
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (((o(*゚▽゚*)o))) (≧∇≦)/ ヽ(;▽;)ノ 。・゚゚・(>д<;)・゚゚・。 (*^▽^)/ ▽・ω・▽ (T▽T)
\(*T▽T*)/ ◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ∩┐(◣_◢)┌∩┐ \m/ (◣_◢) \m/
☆ミ(o*・ω・)ノ ヾ(´・ω・`) (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ (✖╭╮✖) (●˘͈ ᵕ˘͈(˘͈ᵕ ˘͈⑅) (/ω\) ∑(O_O;)