quarta-feira, 8 de julho de 2015

Estudando japonês: como eu estudo + sites + dicas

Oiii gente ^__^ Tudo bem? Tava publicando pouco no post mas era por uma causa nobre: meu primeiro semestre do curso de Relações Internacionais, foi sofrido mas passei em todas disciplinas, e sinceramente eu estou adorando o curso <3 não me imagino fazendo outro, até porque nesse tem as duas disciplinas que eu mais gosto juntinhas: história e idiomas. E o mais importante>>> \ Eu vou representar a minha escola de japonês no concurso de oratória em Manaus *---* / Tou super ansiosa, já tou até aprimorando meu texto e criando idéias para a apresentação (atualização: quer saber como eu fui? Confere nesse post aqui)

E falando em estudos, aqui vai mais um post relacionado a estudos *--* Na verdade o segundo em que eu falo sobre estudar japonês, o primeiro foi "Japonês é difícil?" e eu adorei o resultado final dele, eu o recomendo para quer começar japonês e tá bem no inicinho, mas nesse post eu vou falar de materiais e livros que eu gosto (tanto gratuitos como os pagos) para estudar japonês além de canais no YouTube e dicas. Eu demorei um tempinho para postar esse post porque tirei fotos só para esse post e pensei bastante nas dicas e tal,então espero que vocês gostem, escrevi com carinho ^__^

Essa foto eu tirei da minha mesinha xD com o meu material tudo juntinho, vulgo: desorganizado 



  • Livros e sites: aqui eu selecionei tanto fontes gratuitas de estudo como livros pagos para todos estudarem japonês, confere:

    Como a maioria dos otakus conhecem, a Jbc é uma ótima editora de mangás no Brasil, mas ela também possui várias outras coisas, como alguns materiais de japonês. Esse aqui é um que eu utilizo e gosto bastante:
  1. Aprenda Japonês lendo mangá (que possui vários volumes, bom nele é que fora o japonês do dia a dia ele também possui o vocabulário com palavras que os jovens usam, ainda mais os otakus)
  2. Japonês em quadrinhos: Eu amoo de coração esse livro, principalmente porque ele tem tarefas e respostas, e treina tanto a gramática quanto kanjis. Eu achei o download aqui nesse blog > Nihongo gátis: Série completa japonês em quadrinhos
  3. Dicionário de nomes japoneses (eu adoro ele,fora os nomes, ele possui umas informações interessantes, dá o significado dos kanjis e tudo, mas tenho que admitir que ainda falta muitos nomes nele).Em relação à dicionários eu tenho e recomendo:

  4. Dicionário Michaelis Português- Japonês e Japonês-Português, ele sempre quebra o meu galho, eu o comprei no Submarino, nele eu também comprei o Aprenda japonês lendo mangá. Claro que tem muitos mais e até melhores, mas esses são os que EU uso, mas estou sempre disposta a conhecer novos livros e materiais :)


  5. Minna no nihongo: Esse é o livro que eu uso no meu próprio curso de japonês, se você procurar em pdf talvez ache em inglês (mas é um inglês simples) e espanhol, mas eu recomendo muuito, o livro explica bem direitinho e tem bastante exemplos além de conversas e tarefas :) Eu o encontrei nesse site em inglês, e no site Libro Japón  em espanhol.
    No Site do consulado brasileiro do Japão e na Livraria Fonomag vende em português, é meio caro mas vale a pena para quem quer levar à sério ;


  6. Meu Amigo Kanji: O Meu Amigo Kanji é um dos melhores materiais de Kanji disponível online. Quando eu estava estudando para o Kanji Kentei usei muuito as atividades do Meu Amigo Kanji, é só imprimir (e o melhor, é gratuito) e botar a mão na massa:
    Este material foi elaborado para que os brasileiros possam estudar o idioma japonês por si mesmos, sem um orientador. Contém o que se considera ser o mais difícil no estudo do idioma japonês: os fundamentos sobre a leitura e a escrita dos kanjis. Rico em ilustrações, com páginas de exercícios, treino de escrita, testes e tradução em português, espera-se que possam estudar com prazer utilizando este material."
    Olha só tudo o que eu imprimi para treinar (mas cada um com seu ritmo, você não precisa fazer tudo logo, eu demorei muuito):
  7. Curso de japonês do NHK: Outro site que eu super recomendo, além de ser super completo e grátis, ele mostra onomatopeias, vocabulários, conversa e ainda tem lições com áudio e texto também, ele explica bem e detalhadamente. Aqui está a página inicial do site, aqui está como usar e aproveitar o site.
    O "Curso de Japonês" é um programa composto de lições de língua japonesa produzido pela NHK WORLD RÁDIO JAPÃO, a emissora pública japonesa. Por meio de lições baseadas em histórias auditivas que são atualizadas todas as semanas, você vai aprender a gramática básica e expressões úteis da língua japonesa. O áudio e os textos de cada lição podem ser baixados gratuitamente "
  8. Aulasdejapones.com.br/
    Esse site é óótimo :) ele tem diversos vocabulários (eu até os escrevi no meu caderno), tem uma apostila disponível para baixar, tem a seção Aprendendo japonês com música que eu super indico :) Esse é um site que está crescendo e melhorando cada vez mais
    Como vocabulário eu botarei o link aqui das Disciplinas Escolares em Japonês e das Cores em Japonês (além do vocabulário, no final de cada post ainda tem sentenças utilizando o vocabulário, o que ajuda na aplicação na palavra e em lembrar seu significado).
    Para quem se interessar, eis aqui a página do face do Aulasdejapones.com.br

  9. PasseiDireto.com
    Na verdade esse não é um site especifico de livros de japonês, mas no meu perfil, eu upo bastantes apostilas de japonês, as que eu mais gosto e não quero perder :) como o Dirty Japanese que é hilário.
  10. Youtube: Na verdade eu nunca tive o costume de assistir aulas de japonês no YouTube, fui passar a ter esse costume agora, até porque eu gosto de ler, mas assistir uma aula sempre é bom :) ainda mais quando você está cansado ou não entende o que está no livro. Entretanto, eu não encontrei aulas de um japonês intermediário alto, mas para quem tá começando agora é ótimo e eu fixo bastante os meus conhecimentos com esses vídeos e reviso.
  • Por isso eu recomendo esses canais:
  1. Fale em jap0nes- Esse é um dos canais mais famosos de vídeo-aulas de japonês, eu adoro ele :) além de ter várias coisas divertidas além das aulas, como um sorteio de coisas do Japão *¬* e videos de curiosidades.
  2. Japonês em Porto Alegre 
  3. #LínguaJaponesa - Este canal foi gerado pelo sistema de localização de vídeos do Youtube :) então ele tem de tudo um pouco. 
  4. Nihongo wo shimashou- Além dos vídeos no youtube, ele também tem um ótimo blog (que eu inclusive citei ele na parte do post referente aos materiais). No canal do youtube tem as vídeo aulas com utilizando o material progressive  e também há outras playlists como frases comuns que são usados no dia a dia, aprender japonês com mangá, palavras e frases em japonês e algumas novidades que virão em breve (e sim! vão ter aulas de japonês intermediário e avançado)
  5. Aprender japonês com a Tai - Dos canais citados, o da Tai é o mais novo (mas ta crescendo bastante), então eu tenho que o destacar *--* Eu falo com a Tai pela internet e ela é super simpática, além de ter super me ajudado a traduzir um texto e sempre tirar minhas dúvidas (minhas dúvidas são um saco kkk) 
          
  • Aplicativos:
    Computador - Eu gosto bastante do Wakan, que na verdade foi uma indicação de uma amiga minha que também estuda japonês, o Wakan é próprio para kanjis mas tem várias utilidades também. Além de japonês você também pode selecionar mandarim (chinês).
  • Celular -  Um aplicativo bem famoso para celular é o Obenkyou, já como teclado, eu gosto bastante do Simeji, principalmente porque quando eu escrevo em hiragana aparece qual seria o kanji, tanto que eu personalizei o meu com a foto do pikachu.

  • Minhas dicas:
  1. Repita, repita, repita e repita: Hiragana, Katakana e principalmente Kanjis são aprendidos assim mesmo, é muuito difícil você se lembrar de como se escreve uma kana ou um kanji sem ter repetido várias vezes eles, Você pode pegar algum dos pdf dos livros que eu citei (e linkei), imprimir e encadernar (eu vivo fazendo isso na universidade haha) no final sai bem baratinho e é como se você tivesse o próprio livro. Também recomendo uma planilha para ajudar a escrever em katakana e hiragana, é só imprimir nesse site aqui> Planilha para prática de Hiragana, Katakana e Kanji e aqui também têm, e vamos admitir, é divertido *¬* .Olha o meu caderno como exemplo:


  2. Tanto kanjis quanto a gramática são importantes, estude ambos: Eu vejo muuita gente que quer dar mais importância à um do que ao outro, mas ele são igualmente importantes, se lembre disso, kanji e gramática se completam, não adianta nada você saber falar se não souber ler, nem você souber os kanjis mas não saber utilizá-los em uma frase. As provas de conhecimento de japonês exigem os dois.

  3. Compre um caderno SÓ para o japonês e escreva assim fica mais fácil de organizar os seus estudos e as ideias, caso você esqueça algo que estudou é só olhar no caderno as suas anotações, simples né? Além disso, um caderno fofinho pode até te deixar com mais vontade de estudar haha (ou ao menos isso acontece comigo), olha o meu:
    (Amo cachorrinhos e acho pugs umas gracinhas e super fofos)
  4. Seja persistente (e muito), é muuito diferente estudar japonês do que estudar inglês, japonês demora bem mais tempo então não pense que você não tem capacidade porque não aprendeu o quanto queria no tempo que queria, para ter um bom japonês você demora (sem querer , desanimar, mas já avisando), você aprende aos poucos e não precisa ter pressa, quando você menos perceber já vai estar dando um show ;
  5. Além dessas dicas quero muito que vocês escutem as dicas desse vídeo :)
  6. Não desista, parece clichê o que eu estou falando mas principalmente para a língua japonesa é essencial saber disso. No final é super gratificante falar japonês, eu mesma aprendo porque sou doida pela cultura japonesa e tudo o que envolve o Japão, além disso o meu curso exige vários idiomas e a doida aqui quer ser diplomata kkk e quando você fala que sabe todo mundo pensa que você é super inteligente (#sóqueeunão).
  7.  Que tal tentar um karaokê? Mas sabendo do que está cantando, claro.Traduzir músicas em japonês e cantar elas é divertido, lembrar do que elas falam podem te ajudar (eu por exemplo, de vez em quando eu vejo algo no texto e ligo à alguma música, tipo as palavras "aoi" "sora" "jidensha" e "aruite" por causa das aberturas de Naruto e CDZ)  , ver a tradução também é válido, o importante é aprender.

  8. Para tornar mais divertido que tal escrever kanjis com tinta nankin? como se fosse de antigamente. Eu faço isso de vez em quando :)


    Essa foto de baixo foi no flagra kkkk escrevendo o "Ma"

Gostaram do post?^__^ O que acharam? Querem ver algo especifico no próximo post sobre os estudos da língua japonesa?  Comente/ Sugestões e críticas construtivas são bem vindas.
Qualquer dúvida em relação aos estudos do idioma japonês é só comentar que quando possível eu respondo.


Atéé logoo

32 comentários:

  1. Oii Bia! ^^
    Ai, adorei esse post e concordo com muita coisa.

    Tenho vários dos livros que você falou também, o dicionário de nomes, os dois michaelis (que quebram bastante o galho), e na escola de japonês uso o minna.
    Japonês é treino mesmo, tem que praticar, praticar, escrever, ouvir, falar, aos poucos você vai indo e quando vê já tá entendendo quase tudo o que os personagens estão falando no anime que está vendo. xD

    Além de estudar com livros, coisas que me ajudaram MUITO a aprender e entender japonês melhor foram traduzir músicas (que é um dos focos do meu blog :P), jogar otome games (que mostram o diálogo escrito enquanto você ouve os personagens falando) e drama CDs (que são histórias só com áudio que ajudam muito a se acostumar com a fala e aprender novas palavras).

    Aproveita as férias e boa sorte no na oratória! Beijos~

    http://armazem-otome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii ^__^
      Que bom saber que vc adorou o post :D

      Isso ai o/ +1 pontinho pro Time Minna xD. O meu japonês ainda tá bem "formal" ao contrário do dos animes, acho que ai é que tá o X da questão;

      Traduzir músicas é uma boa *--* eu já tentei só que não consegui achar as letras em Kanji e hiragana ;__; mas já sei quais eu quero traduzir (os encerramentos divosos de InuYasha, tipo Dearest da Ayumi), e músicas em japonês que não tenham o inglês no meio ¬___¬; um fato sobre mim - Odeio katakana. Obrigada pelas dicas ^___^

      Atéé <3 obrigada

      Excluir
  2. Oi de novo :B
    Pode roubar os gifs, porque eu faço isso também, porque gifs é amor ♥ hahaha ~
    Obrigada por comentar <3

    Faz muito tempo que não pego pra aprender japonês. Comecei aos 8 anos, e parei por "preguiça". Já fazem quase 8 anos que não leio absolutamente nada. Mas estou voltando aos poucos, pois teve uma vez que paguei um mico muito feio com uma parente distante da família da minha tia (que SÓ FALA JAPONÊS), e fiquei toda sem graça pois não tava lembrando um A do idioma. Fiquei super mal, acredita? Mas estou voltando com mais persistência, pois comecei a ter mais carinho pelos idiomas (e percebi que aprender mais de um é muito bom) e querendo ou não, tornaram-se pra mim um ótimo hobby.
    O site do NHK é muito bom, tenho estudado por ele! No celular tenho um teclado do Google que é dos ideogramas, ajuda muito também quando não lembro de alguma palavra. Mas confesso que ainda peco no kanji, lembro dos básicos e do meu nome (que "pra me encurralar" se escreve em kanji XD).

    Vou pegar esses sites que eu não conhecia.
    Seu post me ajudou bastante, obrigada ♥

    Beijinhos e boa semana pra ti <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ^__^
      Haha a internet não tem dono né u__u' #vamosquebrartudo
      Ahn, que nada ♥

      Sei como é ;__; tenho uma parte da família que SÓ fala espanhol, ai eu odeio quando erro algo (para quem fala português, espanhol é bem fácil, só que quem fala espanhol não acha o português tão fácil assim). Awn ♥ também tenho carinho por idiomas *---* adoro estudar idiomas, é um hobby educativo/ Meu pai fala espanhol (lingua materna), português pq mora no Brasil, inglês pq é importante e russo pq ele ja morou na Russia ç__ç e eu nem puxo a inteligencia (só a facilidade em engordar xDD)
      Que massa, qual é o nome do teclado? *o* Os kanjis são meu ponto fraco tbm ç__ç mesmo que eu saiba, eu acabo "olhando" para ter certeza, só que eu nunca tenho certeza de nada DD:

      Que bom que ajudou ♥♥ adoro ajudar *---* o post foi feito para isso ^___^

      Bjss, boa semana para vc tbm :D

      Excluir
  3. Que bom que está gostando do curso! Agora que estou no último ano, costumo perguntar se quem tá cursando gostou ou já pensava em fazer tal curso, pois tenho receio de não curtir o que escolhi.
    Eu tenho vontade de aprender novos idiomas, porém queria dedicar um tempo só a isso, mas depois do vestibular vou tentar colocar alguns desses planos em prática (já que por enquanto minha cabeça tá só nele). Achei interessante o "Aprenda Japonês lendo mangá" acho que assim o estudo se torna mais divertido hahaha, e vídeo aulas também são ótimas pois o que me pega são sempre as pronuncias. Ah! E parabéns por representar a sua escola, isso deve ser bem gratificante :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ^__^ Aham :D tou adorando, eu gosto de história, de estudar idiomas, viajar então dá certinho *¬* Pensa em fazer oq? ^__^
      No vestibular foi a mesma coisa comigo, eu nem estudei meus idiomas como deveria D: só para ver o assunto do vestibular, até na academia eu parei de ir por causa do vestibular ¬¬ ai engordei ç__ç
      A pronuncia do japonês é bem facinha, não tem com oq se preocupar, a pronuncia que tá me penando agora é a de francês ç__ç tou sofrendo com francês DD: mas ainda tenho esperanças asuhas

      Obrigada ^__^ Até/
      Mata ne/

      Excluir
  4. Olá ^^
    woa, que legal! *-----* Eu sempre quis aprender japonês hehe meu irmão aprendeu algumas coisas assistindo anime, ouvindo musica, ele sabe falar e escrever algumas coisas, mas não aprendi nem metade do que ele sabe kkkkkk Eu estava até pensando em entrar em um curso, mas tem tantos outros cursos que gostaria de fazer :P Adorei as dicas *0* Vou ver se eu começo a estudar ^^ as vídeo aulas ajudam bastante, e esses mangás parecem ser super legais. Minha amiga vai adorar, ela também quer aprender japonês, vai adorar :) Lá no meu blog (Strawberry Short Geek) vou fazer um post sobre um livro muito legal chamado A Espada de Kuromori, é muito interessante, pois mostra um pouco sobre a cultura japonesa, alguns costumes, comidas, mitologia, e você acaba até aprendendo um pouco de japonês haha
    Adorei o post :)
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii ^__^
      Que massa :D só assistindo anime e escutando música eu não consegui aprender nada ç__ç tive que ter umas aulas e só depois delas que ver anime e escutar música me ajudou, pq já tinha uma base;
      Que bom que gostou das dicas *---* adoro ajudar as pessoas ♥
      Ahn que maassa :D quando publicar o post me fala que eu vou querer ler com certeza ^____^

      ♥ \ Beijinhos/ ♥

      Excluir
  5. Excelentes dicas!!
    Sempre quis fazer japonês, mas confesso que desisti por causa da dificuldade.. admiro sua determinação =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^__^ Que bom que gostou das dicas
      Ahnn u__u desiste não, tenta de novo *--* já pensei em desistir de estudar idiomas, mas sempre tento me incentivar para não desistir pq é algo que eu sei que vou precisar, ainda mais pq curso Relações Internacionais ai já tem a cobrança >_<
      Queria parecer tão determinada assim xD eu tou é muito folgada, tou horriiivel no francês ç__ç e no inglês tenho que rever umas coisas, depois que me formei não vi mais nada em livro .-.

      Até^__^ ♥

      Excluir
  6. Adorei o blog. Muito boa as dicas. Nussa eu não sabia q o Japonês em Porto Alegre tinha YouTube. Eu adoro o blog dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco *o* vc aqui ♥, ain que emoção xD
      Que feliz saber que vc adorou o blog *--*
      Haha pelo menos eu disse algo que vc não sabia xDD (que é só sobre um canal do youtube mas td bem aushaush)

      Mata ^__^/

      Excluir
  7. Nossa, Bia,
    Tem uns dias que eu tinha visto a chamada da postagem no face, mas estava sem tempo pra vir conferir. Mas nossa, que post bacana, adoreiiiiii. Tem muito tempo que eu tento estudar japonês, mas estuda em casa sozinha é preciso muita disciplina e é nessa parte que estou tendo dificuldades. Mas eu não vou desistir e espero que um dia a gente possa conversar em japonês. ^^ Vou usar muito essas suas dicas e os materiais que você indicou, afinal, ma das minhas dificuldades era encontrar um material bom para seguir.
    Muito sucesso pra você no seu curso e parabéns pela indicação.

    Muitos Bjinhos
    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessy *---*

      Fico feliz em saber que vc adorou o post ♥ No meio de um dia estressante é sempre bom ler essas coisas ^__^
      Eu estudo japonês em um curso local, de vez em quando eu também estudo em casa, mas se fosse tudo eu sozinha teria bem mais dificuldades ;/
      É gratificante saber que eu ajudei com os materiais *--*
      Não desista, vc tem muuito potencial e um dia conversaremos em japonês sim ^___^
      Obrigaada :) Sucesso para ti tbm

      Beijinhos sabor morango~~

      Excluir
  8. Oi oi!
    Vim retribuir a visitinha e me deparei com esse post que me chamou atenção, muito boas as suas dicas.
    Eu já tentei estudar nihongo, mas não sou tão persistente assim. As primeiras vezes fui firme porque foi com professores, primeiro no método kumon e depois pelo método da escola da wizard, os dois tranquei porque me faltou dinheiro... ç.ç
    Depois tentei um método online que existe de graça e versão paga que é uma mixaria, mas eu sem alguém no meu pé não sou nada, simplesmente vou deixando pro outro dia.. e vou deixando, por fim quando vou ver já passou mês sem fazer os exercícios... ... (T-T)
    Mas suas dicas de livros são ótimas, alguns eu tenho e outros vou baixar para ver. Sempre que vejo uma postagem falando do nihongo me dá aquela vontade de tentar de novo... Quem sabe...
    Ótimas dicas obrigada por compartilhar.
    Beijinhos! (o^^o)♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii (‘∀’●)♡
      Obrigaada por retribuir, bateu até uma felicidade por te ver aqui *o*
      O segredo do nihongo é não desistir pq n é facil mana D: mas te entendo >_< uma amiga me fala maravilhas do método Kumon de estudar japonês, mas na minha cidade não tem ç__ç tou querendo estudar francês pela Wizard :)
      Também tenho que admitir que tbm preciso de alguém para ficar pegando no meu pé D: mesmo com coisas que eu goste kkk
      Faça isso mesmo *---* imprima e faça as tarefas dele :D na verdade eu acho é divertido kkk Tenta *o*
      De naada ^__^ ♥
      Atéé (´ ▽`).。o♡

      Excluir
  9. oi bia, nao consigo baixar o livro progressive, pode me enviar? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diz aqui o seu email que eu envio ;)

      Excluir
    2. pode me enviar, n consigo achar.
      meu email: dedemcdede320@gmail.com

      Excluir
  10. MUITO legal o sei blog e você é muito linda.edu_gariba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá bia o site de Progressive Nihongo Shokyu/ Site Nihongo wo Shimashou: O site Nihongo wo Shimashou não está mais disponibilizando o material e desculpa incomodar mas tem como você disponibilizá-lo. Beijos e desculpa o incomodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii :) Tem siiim, tava pensando em enviar por email mas agora penso em upar em algum site, tem alguma sugestão?

      Excluir
  12. Oi bia, gostaria de pedir para rever os links dos Livros japonês em quadrinhos. Não sei se foi apenas comigo mas todos os links deram erro, apenas o v2 consegui baixar. Vou tentar mais uma vez derrepente o erro pode ter sido de minha parte já que estou pelo celular.
    Gostaria de disponibilizar aqui link para os 6 Livros do curso Aliança, se puder divulgar para terceiros será maravilhoso.
    Link:Oi
    Coloquei os livros do 1 a 6 de Nihongo Basico da Aliança na minha pasta do 4shared. Caso alguém quiser dar uma olhada. Tá em PDF.

    https://www.4shared.com/folder/rdLDSV4w/Curso_de_Nihongo_da_Aliana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poooxaaaaa :((( Obrigada por avisar, é bom eu sempre atualizar os links
      Obrigaaaada pelo link <3 ajudas sempre são bem agradecidas *¬*

      Excluir
  13. muito obrigado , estou estudanto a um tempo sozinho e resolvir pesquisar para ver se estava estudando corretamente ja que que apesar de estar aprendendo o progresso e bem devagar, achei varios materias que estavam faltando nos meus estudos aqui, por isso obrigado pelo conteudo vou acompanhar seu blog espero encontrar muito mais materias e dicas. XD
    elenisio2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Beatriz! Estou reunindo alguns materiais para começar a estudar japonês e esse post me ajudou muito, obrigado! Só não encontrei pra vender o "Aprenda Japonês lendo mangá" que parece ser bem interessante, mas tudo bem. A propósito, te enviei um convite no passei direto, pra poder pegar alguns arquivos (*T▽T*)
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada :) estou planejando fazer "algo maior" e ajudar mais pessoas, sugere algo? >___<
      Já aceitei lá :)

      Bjs <3

      Excluir
  15. Ola Beatriz seu Blog e Fantástico gostei muito dele gostaria de saber se tem como vc me enviar em Pdf esse dicionario de japonês e português gosto muito de animes e tokusatsu e tbm da cultura japonesa não e fácil achar dicionários em pdf na net

    ResponderExcluir
  16. boa tarde , otimo texto ,parabens . tenho alguns exemplares a venda em : https://www.livrariaoriental.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem a vontade ^__^ Eu também respondo (e adoro) os comentários de postagens anteriores. E lembrem-se de quem tiver blog, colocar o link dele no comentário para assim eu o visitar.
Não precisam ser tímidos, apenas mantenha o respeito
Caso desejem, aqui está alguns símbolos para utilizar em seu comentário:
♥ ★ ✿ ♫ ♩ ♬ ☾
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (((o(*゚▽゚*)o))) (≧∇≦)/ ヽ(;▽;)ノ 。・゚゚・(>д<;)・゚゚・。 (*^▽^)/ ▽・ω・▽ (T▽T)
\(*T▽T*)/ ◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ∩┐(◣_◢)┌∩┐ \m/ (◣_◢) \m/
☆ミ(o*・ω・)ノ ヾ(´・ω・`) (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ (✖╭╮✖) (●˘͈ ᵕ˘͈(˘͈ᵕ ˘͈⑅) (/ω\) ∑(O_O;)