domingo, 21 de fevereiro de 2016

Projeto Poliglota (+ dicas e mais)

Como eu já falei aqui, eu amo estudar idiomas (irônico uma tímida com dificuldades de interação gostar de idiomas né? kkkk), então eu entrei no meu Projeto Poliglota.
Na verdade eu já estudo mais de 4 idiomas, mas ainda não sou fluente em todos (francês e japonês) e almejo isso demaais *¬* tem gente que já me considera poliglota, mas eu ainda não falo isso com muita firmeza e confiança, e eu quero e por isso estou com esse projeto ;) Caso alguém se interesse eu já fiz um post especifico para o estudo de japonês. Eu demorei para postar esse post porque cuidei muito dos detalhes dele, então clique em "Leia mais" que eu sei que você irá gostar :)


Sim, eu estudo comendo, adoro um cafezinho, ele me dá energia u__u



Primeiramente, é bom eu responder umas perguntinhas básicas, depois eu falo da minha jornada e dicas:
  • Bia, por que você quer ser poliglota?
    Eu acho liiindo o estudo de idiomas, vejo a beleza em cada um deles, percebo como a cultura de um país está presente em um idioma e quanto mais eu aprendo um idioma, mais eu aprendo também sobre a cultura desse país.
    Mas indo direto ao ponto, eu sonho ser diplomata, amo viajar, conhecer países e lugares novos, falar um idioma diferente me dá uma sensação boa, de prazer e orgulho. Eu também não tenho isso de "vou falar só inglês, porque em todo canto já falam e eu poderei me comunicar" quando você vai em um país diferente e fala a língua dele, a pessoa de lá sente o seu idioma e cultura valorizado.

  • Que/Quantos idiomas você fala/ estuda e deseja aprender?
    De ser formada com certificado sou só em inglês e alguns níveis de japonês, mas na verdade você não precisa de um diploma de algum curso para "provar" que sabe o idioma, principalmente se você for autodidata, no meu caso eu sou autodidata mas um certificado e um curso de mão mais confiança e eu preciso de alguém pegando no meu pé mesmo kkkk e é exatamente essa a minha relação com o espanhol, eu falo, entendo muito bem mas eu preciso de mais confiança e de alguém me dizendo os erros e acertos, mesmo que tenha que ficar decorando conjugações verbais e sofra. Na verdade até o português eu quero aprender mais, ninguém nunca sabe um idioma 100%. Eu estou começando a estudar francês, as aulas desse semestre ainda não começaram mas eu estou confiante de que eu vá aprender, já comprei até o meu dicionário e um livro e estudo a parte também :)
    Bem, querer aprender outros idiomas eu quero, mas isso só quando eu já tiver com os 4 que eu citei acima beeem afiados.


  • Alguns motivos para estudar mais de um idioma:
  1. Facilidade em se comunicar no exterior e com estrangeiros;
  2. Melhores salários e mais oportunidades de emprego;
  3. Maior cultura;
  4. Assistir filmes, animes,etc em seu idioma original (muitas coisas, como piadas e trocadilhos com palavras se perdem na tradução);
  5. O prazer de ajudar um estrangeiro com dificuldades <3 (eu adoro isso);



     Minha jornada pokémon:
Não tenho uma grande jornada nem experiencia com idiomas, mas quero compartilhar com vocês o que eu já tive :)
Comecei a estudar idiomas desde cedo (mas isso não é pré-requisito) , quando ainda criança meu pai me botou em uma escola de inglês, eu não queria ficar lá de jeito nenhum, mas meu pai insistia que seria bom para o meu futuro e no final eu acabei gostando e entendendo ele, dito e feito ;) Como meu pai é cubano, ele fala espanhol e então eu sempre tive facilidades com o espanhol e em entender sotaques, tem gente que acha o sotaque dele super carregado, mas como eu nasci escutando ele, eu não acho nem um pouco kkkk já teve gente que até me perguntou como eu entendia ele (mas isso quando criança).
Já na adolescência, acho que com os meus 14 anos comecei a estudar japonês e estudo até hoje por amor ao idioma :) Estudava inglês e japonês ao mesmo tempo, agora que eu "terminei" o inglês estou em japonês e francês. Na verdade não é indicado estudar 500 idiomas no mesmo tempo só que eu ainda tou conseguindo me conter, eu juro kkkk


 Minhas dicas e lembretes:
(Lembrando que são dicas pessoais tiradas da minha própria experiencia, não sei se elas são aprovadas por profissionais, mas estou as escrevendo com o intuito de ajudar vocês)

  1. Para você aprender um idioma, é essencial você se interessar pela cultura do país de tal idioma, se eu não gostasse da cultura japonesa, nunca que eu conseguiria estudar japonês (as pessoas falam como que eu consigo estudar um idioma tão difícil, eu sempre falo que consigo porque eu vejo como algo que eu gosto, e não como obrigação ou tortura);
    Esse foi o meu principal erro no inicio dos estudos de francês, eu demorei para "assimilar" a cultura e as belezas do país o que me deixou bem mais lenta, agora que eu estou mais interessada na cultura francesa (história, lugares que quero visitar, músicas, filmes, etc) eu já percebo que enquanto meu gosto pelo idioma aumenta, meu aprendizado acelera; também quero destacar esse post da Juh do Blog Sweet Magic: La France: Cantores + Músicas de Sucesso com várias músicas francesas legais :) 
    Agora que eu amo a França, aprendo bem mais e não quero visitar "somente a Torre Eiffel", olha a montagem que eu fiz:
  2. Por favor, não tenha pressa, não fique contando os anos para "acabar" de estudar tal idioma e ficar fluente, fluência não funciona com contagem regressiva, funciona com estudos e dedicação. Não quer dizer que você terminou inglês, por exemplo, em X anos, que você vai terminar outro idioma, como o japonês nesse mesmo tempo.
    Lembre-se que cada idioma e cada pessoa tem seu ritmo. Cada idioma tem as suas facilidades e dificuldades.
  3. Tanto a escrita quanto a pronuncia/ fala não importantes, não tenha isso de "vou estudar mais a fala porque é mais importante", um completa o outro.
  4. Releia, revise e principalmente escute o idioma, mesmo se você já se formou. O segredo para não esquecer o idioma depois de ter se formado ou se tornado fluente nele, é não perder o contato com o idioma, tem pessoas fluentes que esqueceram muito do idioma por causa de anos sem contato (eu conheço algumas).
  5. É super comum você não saber logo de cara o método de estudo que é mais eficiente com você, você pode até pensar que não aprende mas pode ser o método, é comum a pessoa só "aprender" a falar quando encontra-se na situação em que necessita usar o idioma, mas o importante é se esforçar :) Agora eu farei francês na Wizard, e em futuro post sobre estudos posso falar sobre o que eu achei do método;
  6. Ler e escutar filmes, músicas no idioma em estudo, por exemplo, quem já tem o espanhol mais avançado e intermediário pode assistir jornais como o CNN en español que te dá um vocabulário ótimo além de ser um ótimo jornal;
  7. Não tenham vergonha de dizer Eu uso o google tradutor kkk sério. Claro que ele não é 100% confiável para você escrever um texto todo e mandar ele traduzir, mas para lembrar de algumas palavras ele é ótimo, afinal ninguém tem um dicionário toda hora consigo:

  8. Eu não sei vocês, mas eu sou viciada em fazer resumos *-* ajuda muito e te faz fixar o assunto e ver de última hora antes da prova kkkk até os que mais estudam fazem isso só para garantir, nos meu resumos eu sempre evito escrever textos longos e adoro fazer tópicos e setas


  9. Acho que isso ocorre mais com as meninas, mas só de eu comprar um caderno e materiais lindos e fofinhos já me dá vontade de usar eles e estudar kkkk eu sou uma viciada em papelaria assumida, claro que você não precisa comprar, mas tenho que admitir que realmente empolga



    Recomendo
    :
  • Canal: Juliana SelemA descrição do canal dela é "O mundo através dos olhos de uma brasileira multicultural (línguas, viagens e cultura). Eu conheci o canal dela super por acaso e ameeei, ela é poliglota e dá ótimas dicas, ela é linda e inteligente e por isso me inspira muito, fora que uma vez eu escrevi um comentário no insta dela comentando que eu quase tinha desistido do francês e ela me incentivou a continuar <3 Muitos vídeos dela são em inglês com legendas em português, então são ótimos para quem quer aprender inglês, até porque o inglês dela é muito claro.


    Mas esse é o vídeo dela que eu mais gosto:
  • No facebook também tem vários grupos que lhe podem ajudar, como o Poliglota da Depressão - Materiais e página Poliglota da Depressão
  • Aplicativo: Duolingo 
O Duolingo é um aplicativo de ensino de idiomas em que você vai fazendo umas tarefas, brincando e vai avançando e desbloqueando novas lições.
Ele é ótimo para quem está iniciando um idioma (eu o estou usando para o francês e aprendi), dá vocabulário de uma forma ótima, mas para quem já é avançado eu recomendo algo diferente, o que não tira o mérito do aplicativo. Eu cheguei até a ver que ele tem comprovações cientificas.
Além disso, outra coisa que eu adoro nele é que ele é gratuito, e não fica querendo te convencer a comprar versão premium nem nada assim. Ele obviamente não tem todos os idiomas no mundo, mas também tem vários outros aplicativos para celular de idiomas, como o Obenkyou para japonês, é só você dar uma pesquisadinha que acha rápido.




 Fotos:

Essa foto é um resumo das minhas conquistas (é para inspirar vocês, já falei aqui de quando eu tinha depressão, de quando eu larguei a escola então espero que vocês percebam que para tudo há um jeito e espero que acreditam em si mesmo), e espero que logo venham mais:


Se tem alguém que me inspira a ser poliglota é o meu próprio pai, ele é cubano mas além de espanhol fala português, inglês e russo (ele já morou na Rússia) tudo fluentemente e aprendeu tudo em um mundo sem internet kkkk. Eu tirei foto de alguns livros dele e fiz uma montagem para mostrar para vocês:


E eu ainda achei além de dicionários um livro de português brasileiro e de nada menos que latim, ele não admite falar latim mas ele sabe muito do idioma (eu já escutei ele falando em casa, já tava desconfiada e achar um livro desses) .--.

E para enfeitar o post:


Apesar do tamanho esse post foi bem básico, não cheguei a "ensinar" nada a ninguém, nem trouxe vocabulários nem nada :) Mas preciso saber se vocês gostaram, se não eu continuo com os posts do Projeto.

Finalizando o post, faço aqui uma dedicação à Rayane do blog Himitsu, porque ela esperou por esse post e eu me senti útil alguma vez na vida haha
Rayanesinha, você consegue tudo o que você quer, é só acreditar em si mesma 
Afinal, Toda conquista depende da decisão de tentar e não desistir


Espero que tenham gostado :) Estou aberta a sugestões
Até logo :*


22 comentários:

  1. Hey, em primeiro lugar, as fotos de artigos de papelaria são tuas mesmo? Também sou completamente viciada e da um animo a mais na hora do estudo. Também tenho essa vontade de ser poliglota, mas não sou tão boa autodidata, gosto de uma turma, professores, etc ... e línguas com alfabeto diferente são um desafio e tanto, mas gosto muito de japonês, quem sabe um dia me aventuro ... Eu curso Letras Espanhol, mas ainda nem sou tão boa no idioma, porém, to amando o curso e é isso que quero pra minha vida <3 ... gostei muito do post, das "dicas", do relato de experiência ... aliás, gostei muito do blog em geral :*

    www.monicadk.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii :)
      São minhas não kkk quem dera, eu peguei no pinterest e botei de enfeite xD
      Cada um aprende de uma forma diferente, não desanime :)
      Letras Espanhol (。♥‿♥。) que sooonho, eu amo espanhol ♥ fico feliz que você esteja gostando do curso pq eu vejo muita gente que desvaloriza a língua espanhola, e eu a acho tão linda e sexy xD
      E fico mais feliz ainda que você tenha gostado do blog *---* eu já visito o seu :)

      Bjs ♥

      Excluir
    2. O post é grande e acabei esquecendo de comentar algumas coisas ... Uma delas é: Achei super legal que teu pai seja cubano e com certeza isso te ajuda a aprender a língua né, eu acho que idiomas e a cultura que vem com eles é uma das melhores coisas existentes <3 ... quero tentar um intercâmbio, nada melhor do que isso para aprender o idioma ^^ ... ah, continue com posts assim que irei visitar :*

      Excluir
    3. Acontece, eu tbm vivo esquecendo xD
      Pois é, a minha família é toda misturada e eu adoro isso, procuro tirar "vantagem" kkk Acho isso lindo no Brasil
      Fico feliz que assim irá voltar *---* me dá até um animo para eu me esforçar :)

      Excluir
  2. Cara, realmente preciso dessas dicas!! Ansiei tanto por esse post e não foi à toa, porque ele está divino! Eu nunca consegui ser autodidata, sempre precisei de alguém lá no meu pé "bora Rayane, estude!!!" mas ainda assims empre fui ruim. eu estudei inglês por um tempo e absorvi MUITA coisa e não estudava nada, porque o professor explicava tão bem que entrava facilmente na minha cabeça, mas infelizmente o mesmo não aconteceu com japonês e hoje tenho vergonha de dizer que estudo japones porque meu nível não condiz com o meu "tempo de estudo", eu tinha uma dificuldade muito grande que me impedia de aprender corretamente e acho que a culpa disso foi porque eu não tinha um objetivo fixo para aprender japonês, meio que ia pra dizer que fazia as aulas, sabe? me envergonho DEMAIS, e hoje tento arduamente compensar esse meu comportamento imaturo. O que me ajuda é meu namorado que é descendente direto de japoneses e também passou pelo mesmo, mas a pressão nele é bem maior já que tem uma parte da família que espera isso. Então nos ajudamos e hoje tenho melhorado muito, mas tenho dificuldade em coisas simples como formação de frases em gera (fala e escrita) e em partículas (Tá aí uma ideia de post bacana pra quem estuda jap XD), mas consigo entender melhor do que falar. Enfim, esses últimos anos tem sido de redenção para com essa língua maravilhosa da qual me arrependo de não ter tido maturidade de não me esforçar antes, mas espero conseguir e espero que meus amigos continuem me apoiando. kkkkkkkkkk to rindo agora porque isso foi quase um relato de vida, SORRRRRY! ialhagsausaiuaiduaid
    Bjão, o post ficou incrível! Vou compartilhar lá na page amanhã (se der pq vai ser lotado kk)
    bjsssss! obrigada pelas dicas! <3 (essa do material escolar é a melhor kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raaay ♥
      Fiquei suuuper feliz ao ler os elogios *o* Brigada meesmo *---*
      Acontece a MESMA COISA COMIGO, eu tenho vergonha em dizer a quanto tempo eu estudo japonês, pq as pessoas pensam que como alguém atinge um certo nível de inglês em tal ano, pensam que acontece o mesmo com outro idioma, no caso japonês.
      Mas vc não precisa se envergonhar NEM UM POUCO DISSO U___U nem todo mundo é obrigado a ter empolgação a toda hora, tem vezes que eu animo e vezes que eu desanimo, isso acontece.
      Eu também tenho dificuldade com partículas (T▽T) mas se quiser posso fazer um post explicativo pegando um pouco dos materiais que eu tenho e explicando de uma forma direta e simples ^__^
      Eu adooooro comentário grandes assim *o* pode escrever o quanto quiser :D
      Obrigaada Ray <3

      Até logo ^___^ ♥

      Excluir
  3. Adorei o projeto!
    Muito boa sorte flor <3

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogmeubaudeestrelas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que já tinha respondido o comentário >__< se aparecer duas respostas é por isso kkk
      Mas enfim, fico feliz que você tenha gostado do projeto e agradeço o desejo de sorte ^___^ ♥
      Tava com saudade do seu blog e jajá passo nele :)

      Bjs :* ♥

      Excluir
  4. OOi Bia-chan :3
    O blogger me fez parar de seguir o teu blog, BLOGGER FEIO! <-<
    Ja to seguindo de novo :')

    Ah eu tambem gosto de saber outras linguas, nao sei nenhuma tão bem como português mas digamos que um pouco de cada fica sempre bem xD
    Ah mentira, sei muito bem falar espanhol sim ahah e nunca tive uma aula sequer, mas fui fazer um exame (escrito e oral) e tive um 14 de 0 a 20, nada mal neh? Mas eu sei muito bem espanhol, vivo perto de Espanha e tem muitos espanhois e franceses procurando algo na minha cidade para "turistar" e vivem me pedindo indicações e nunca fazem um esforço para falar português sabe? u-u'
    Eu me entendi bem com todos ate agora xD

    Adoro conhecer novas culturas e linguas, por vezes acesso um site de conhecer pessoas, o link é http://interpals.net/ se vc estiver interessada kkkk
    Bem que eu tento me dar com os japoneses mas as meninas nem respondem e os caras respondem mas eu encho de perguntas e acabo cansando eles ou entao eles nao estao interessados em conversar... é complicado, tem que selecionar as pessoas certas pra falar sabe? xD

    Resumos nem tanto mas listas, eu faço listas com TUDO
    E EU SOU SUPER FANATICA POR MATERIAL DE ESCRITORIO! Entao qualquer momento que eu possa aproveitar para usar canetas coloridas, eu to fazendo ja kkkkkkkkk
    Ai mds olha esse post-it de telefone, que amorzinhoooo *^*
    Tenho os normais quadrados, tenho em forma de maçã e em forma de coração tambem ahsuhaushaus adoro >-<'

    Super me identifico contigo <3 ahaha

    Ora ai ta uma lingua que eu nao pretendo aprender... Russo ^^'
    Acho que é a unica lingua e país que eu nao me atraio... tenho uma aversão ao regime deles... Ainda mais porque é conhecido por ter as piores prisoes e torturas........ x_x
    Mas nesse tal site que eu te falei, o Interpals eu ja falei com um Russo e ele era MUITO LEGAL :')

    Bom, adorei o post, mas meio que tenho duvidado das minhas capacidades ultimamente... acho que to caindo numa depressão-de-estudo por culpa da matematica e começo a duvidar da minha capacidade para qualquer materia... e-e'

    Enfim, vou la, bj :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bunnyyyy (。♥‿♥。) adoro quanto vc vem :D me sinto tão internacional com uma portuguesa aqui xD

      Kkkk tudo bem ^__^ as vezes o blogger tem umas coisas estranhas comigo também ◑△◐
      14 de 20 é uma nota perfeita *o* Eu adoro espanhol ♥ Que inveeeja de você que mora em Portugal e ainda mais perto da Espanha ç__ç que tal trocarmos de lugar um tempinho hein?
      Listas são legais também *o*
      Material de escritório é meu vicio também *o* nunca consigo escrever alguma matéria, algum assunto no meu caderno com a mesma cor de caneta sem trocar nenhuma vezinha >__<

      Eu acho russo difícil xD imagina eu estudar russo junto com japonês Meu Deeeeus kkkk
      Tbm tenho aversão ao regime deles, e motivos para isso ;(
      Eu nunca conversei com um russo, mas acho que nem todos apoiam o regime

      Fico feliz que tenha gostado do post ♥
      Menina, não deixe a matemática afetar tudo xD é só uma entre diveeeersas áreas

      Até logo ヽ(;▽;)ノ

      Excluir
  5. PARA PARA PARA!!! LAYOUT MODIFICADO, AMEEEEEEEEEI1!! FICOU MUITO FOOFO♥

    O fato de eu sempre ler sobre você querer ser diplomata me encanta muito sabe? Eu tenho vontade aprender vários idiomas, mas não tenho força. Sempre tem uma coisa ou outra que me prende.

    Dentre os motivos eu super concordo com todos, até porque eu também já fiz inglês e realmente tem as piadas internas, e também você se sente um tanto livre com o domínio da língua.

    CARALEO!!! Seu pai é muito ninja, agora tá explicado de onde vem tanta inspiração. De toda forma, vale muito a pena se esforçar nisso, e tenho certeza que cada conquista é muito mais do que uma simples vitória, é uma bagagem de conhecimento que você adquire a mais :3

    Bom, quem sabe aos poucos eu também não começo a aderir seu projeto poliglota? Beijooooooooo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (≧∇≦) ameeei ler isso, e eu super indecisa com esse layout *o*

      Sério? *o* que ooootimo, tem força sim u__u aproveita essa internet e baixa pdf, aulas e manda bala xD
      Vc se sente mais confiante falandoo bem o idioma do país que visita, quando não vc acaba evitando ter que falar com as pessoas ou pedir alguma informação importante :/

      Tbm acho ele ninja kkkk mas eu bem que queria ter puxado as habilidades ninjas dele ç__ç
      Exatamente, todo conhecimento é útil :) muitas vezes você se surpreende e fala "se eu lembrasse..."

      Opaaaa *o* adere (≧∇≦)/

      Bjs ♥

      Excluir
  6. Biaaa ♥
    Cada um tem um "dom" ou habilidade, você não diz "ser boa" em línguas , mas eu acredito muito no seu potencial u__u até sabe espanhol, tem gente que acha super difícil
    Eu também amo espanhol (。♥‿♥。), espanhol é mais rápido mesmo xD kkkk mas eu também nem noto, até por causa do costume de escutar mesmo
    Fico feliz que tenha gostado ♥ olha ai, diz que não é boa mas aprende sempre palavras diferentes com as séries, você tá no rumo certo *o*
    Até logo ヽ(;▽;)ノ

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia ! Adorei o Post, me inspirou muito a retomar os estudos de inglês. Eu arranho no espanhol por ter estudado quase todos os anos do colégio esse idioma, mas olha, tenho uma "dica", não sei se você sabe, mas uma Universidade tá oferecendo bolsas de estudos para brasileiros aprenderem mais o idioma e sua cultura. É um trimestre, creio que de outubro a novembro a primeira turma, as outras são pra 2017. É só procurar na Internet que você acha! Sei que precisa estar cursando ensino superior ou pós-graduação (whatever) e não necessita ser fluente.

    Beijinhos, adoro teu blog!
    #IannaJaxn ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S.: Uma universidade na Espanha, pra aprender espanhol. eu não prestei atenção e acabei esquecendo de colocar essa informação :v

      Excluir
    2. Ianna ♥
      Fico feliz que tenha gostado do post e mais feliz ainda que te inspirou *--* boto fé que você chega longe
      Que interessante, obrigada meeesmo a fica, jajá vou dar uma pesquisada ^___^

      Até logo ♥

      Excluir
  8. Oi, Bia!
    Ahazaste no post~
    Enquanto lia esse post, mandei msg pra uma amiga "quero aprender a falar francês e japonês, me ensine". UIDHDUFHSDUHF Ela nem sabe falar, mas mandei porque precisava dividir.
    Adorei suas dicas. Te admiro muito por conseguir administrar seus estudos dessa forma. Eu sou complicada. Apesar de ter aprendido inglês sozinha, não consigo ser disciplinada e aprender outro se não tiver alguém pegando no meu pé. u_u Já até pensei em fazer Letras Francês e/ou Japonês pra poder aprender. IUHSUIFDHSUIDHIFD
    Já conhecia o canal da Juliana, mas não visito com frequência. Procurei o duolingo, mas só achei pra inglês e espanhol ;A;
    Anyway! Adorei seu post e espero mais dicas e experiências compartilhadas *---*

    Nankin Dust | Fanpage do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandiiinha (。♥‿♥。)
      Haha, é ótimo falarmos essas coisas para gente "nada haver" só pq precisa de alguém para dividir xD eu tbm faço isso
      Fico super feliz que tenha gostado do post :) Eu acho que aparentei ter mais disciplina do que eu realmente tenho kkkk
      Eu uso o Duo p/ francês :) japonês não tem ç___ç

      Até logo (*^▽^)/

      Excluir
  9. Olá Bia! tudo tranks? gostei muito dessa ideia.quero muito aprender a falar japonês,pra quem sabe um dia visitar esse país incrível.Já tive algumas aulas de francês e sei um pouquinho.Também adoro fazer resumos...não conhecia esse canal mas achei interessante. vou começar a ver.
    Beijos
    ◕‿◕✿ princes-kawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii :)
      Tenho certeza que vc pega o jeito rapidinho com o japonês ;) eu ainda preciso de mais muuuitas aulas de francês ;___;
      Bjs linda ♥

      Excluir
  10. Adorei esse post! Bem completo e com dicas muito boas! :3
    Eu também adoro aprender novos idiomas. Estudei inglês desde antes de entrar na escola, mas aprendi a maior parte por conta própria, jogando, assistindo filmes e escutando música. Quando se tem contato com o idioma fica muito mais fácil de aprender. ^^
    E com japonês foi assim também, fiz uns semestres de curso, mas muita coisa aprendi jogando, vendo anime e traduzindo músicas.
    Queria começar a estudar alemão e francês também, mas por enquanto estou me concentrando no japonês pra poder viajar pra lá sem problemas no final do ano ^^
    Pode continuar com os posts do projeto, adorei! o/
    Boa sorte com os seus estudos! Beijos~

    - Armazem de uma Otome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post ♥
      Você tem estrategias ótimas para aprender idiomas *--*
      É bom se concentrar em um só, assim vc aprende ele mais rápido
      Pode deixar que continuo *o*

      Bjs :*

      Excluir

Comentem a vontade ^__^ Eu também respondo (e adoro) os comentários de postagens anteriores. E lembrem-se de quem tiver blog, colocar o link dele no comentário para assim eu o visitar.
Não precisam ser tímidos, apenas mantenha o respeito
Caso desejem, aqui está alguns símbolos para utilizar em seu comentário:
♥ ★ ✿ ♫ ♩ ♬ ☾
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (((o(*゚▽゚*)o))) (≧∇≦)/ ヽ(;▽;)ノ 。・゚゚・(>д<;)・゚゚・。 (*^▽^)/ ▽・ω・▽ (T▽T)
\(*T▽T*)/ ◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ∩┐(◣_◢)┌∩┐ \m/ (◣_◢) \m/
☆ミ(o*・ω・)ノ ヾ(´・ω・`) (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ (✖╭╮✖) (●˘͈ ᵕ˘͈(˘͈ᵕ ˘͈⑅) (/ω\) ∑(O_O;)