terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Meus rabiscos e a arte do meu bisa José dos Santos

Uau, o meu recorde de visitas foi com essas duas ultimas postagens, muitas criticas boas e muitas nada haver, bullying sempre foi um assunto que eu quis escrever porque precisava soltar a franga mesmo.
E jajá em fevereiro eu tenho o tao esperado 18 anos :) Minha mãe quer fazer festa só que eu não quero :# é muita gente q eu tenho q cumprimentar e sorrir e eu sou um desastre nisso. Mas estou bem feliz porque dia 22 eu já viajo para a minha Paraíba.

Hoje eu quero escrever sobre um assunto que eu amooo que é sobre arte .
Para ser um artista ao contrario do que muitos pensam, você não precisa nascer com o "dom", você simplesmente aprende as técnicas :) E nem toda arte é o realismo perfeito ao contrario do que muitos pensam, arte também é uma forma de expressão, eu amo olhar para um quadro e pensar sobre as diversas leituras que podemos ter sobre o tal :) .

O julgamento,  Michelangelo 

Por que eu amo a arte?

A arte é principalmente uma maneira em que eu relaxo, sinto-me bem, posso falar sobre tantas coisas com somente um "desenho" e como falam, uma imagem fala mais que mil palavras. Quando eu acabo uma arte a sensação de dever cumprido é tao bom, fora que eu sinto orgulho de mim quando o resultado final é ótimo :)

Como eu comecei a gostar? 
Desde criança, como a maioria eu sempre gostei de desenhar, e vendia desenhos por 1 real kkkkk (Sei que você também já fez isso), mas eu passei a me apaixonar quando tinha 7 anos e tentava desenhar os Cavaleiros do Zodíaco iguais mesmo, comecei com o mangá ai depois passei a curtir outros estilos *-* estou tentando fazer realismo, realismo é o mais difícil só que com treino conseguimos :) Como eu já falei em outro post eu já sofri bullying, e meu passa tempo era desenhar atras do caderno.

Já fez aula de desenho?
Sempre me perguntam isso xD fico me achando, mas estou looonge de ser profissional, mas eu quero :)
Mas eu nunca fiz, na verdade eu morro de vontade de fazer só que não acho uma escola de arte aqui em Boa Vista :/

Estilo favorito:
Mangá  , mas estou tentando aperfeiçoar o realismo e a aquarela e depois quem sabe usar tinta a óleo e tinta relevo *-* tinta relevo para quadros é um luxo.

Pastel a seco , o meu amor ♥_ :
Eu simplesmente amooo pintar com pastel a seco 
Com ele eu consigo fazer sombreamentos e clareamentos tao bons e tao facilmente, fora isso eu amoo misturar as cores dos pastéis para fazer degrades, a maioria das coisas que eu pinto é com o pastel mesmo, e eu comprei ele sem saber como usar kkkkk e na hora me dei bem.

Aonde que eu compro os meus materiais?
Primeiramente eu amoo a seção papelaria do Submarino, eu vou no setor Desenho e Pintura Profissional e morro de vontade de comprar T_T , foi lá que eu comprei a minha tinta nanquim e os bicos de pena chegou em 4dias, acredite.
Já aqui eu Boa Vista, eu amo a Papel Jornal :) Sempre vou lá, até porque é perto do meu curso de inglês, foi lá que eu comprei meus Pasteis a seco, aquarela, pinceis... É só perguntar para a vendedora onde fica a seção técnica.
Os meus atuais sonhos de consumo são esse estojo de pastel a seco e esse cavalete.



Alguns dos meus " rabiscos " :
(Estou evoluindo e com artes a caminho, quando já tiver umas bem legais para mostrar eu posto :)

Esse ai virou um quadro que eu dei para a minha vovó que ama flores 
Eu fiz ele com pastel a seco

Esse foi o meu primeiro quadro que eu fiz para o meu pai :) É da santa cubana Caridad del Cobre, no manto dela está o nome de varias pessoas em que meu pai sente saudades de Cuba.
Fiz de um modo bem simples, grafite e lápis de cor da Faber Castell


Meu segundo quadro com pastel a seco, eu fiz ele atoa e coloquei na minha própria casa kkkk
Tem algumas coisas que eu gostaria de modificar nele mas mesmo assim eu gostei dele, gosto das interpretações que pode-se ter desse quadro :)
Diria que as palavras chaves são liberdade , desejo e pensamentos

Esse quadro do InuYasha eu fiz pro meu psiquiatra ai ele colocou na sala dele _
Ele foi muito importante para mim, me diagnosticou muito bem quando eu tava na minha pior fase. O que eu mais gosto desse quadro é o olhar do Inu e principalmente a mão estendida, que quer dizer: Obrigada :) Estarei contigo e também mostra uma nova esperança, recomeço...

Eu fiquei um tempo sem desenhar, ai quando voltei eu fiz esse desenho *-*  Eu amo Sailor Moon
Eu fiquei orgulhosa dele, ele mostra a  paixão, romance...
Eu adoro a simplicidade dele, feito em uma folha de caderno com um só tipo de lápis.

Eu pensei em desenhar uma mulher bonita ai quando eu vi surgiu essa que parece comigo kkkk
No fundo está tudo que eu gosto :)



Esse sim é artista  o meu bisavô materno José Santos (foto):

Infelizmente eu não pudi conhecer ele :/ mas a memoria permanece ♥ Vou esforçar-me bastante para dar continuidade a ele e não deixar a arte morrer na família. 

Para não ficar suspeito já que ele é o meu bisavô eu copiei da internet para falar sobre ele  Quem quiser ler mais sobre ele tem coisas nesse link :)
“Seu Santos” morava na Rua Quatro de Outubro (atual Jovino do Ó). Era pai da professora Albanisa (vovó linda te amo), José (Zé) Santos, este último, supervisor de futebol, nome marcante da história do esporte paraibano, entre outros.
Edvaldo do Ó, um dos grandes nomes de Campina Grande, fez amizade com José Santos e escreveu sobre o amigo:“Na juventude, morando na Rua Miguel Couto, ia diariamente ao centro da cidade. O percurso era, quase sempre, pela Rua Quatro de outubro, antiga Jovino do Ó, hoje novamente com o nome desse meu avô. Ali, conheci o pintor José Santos, um cearense gordo e tranquilo(...)"

Imagem que retrata o antigo cemitério das Boninas no traço de José Santos

O seu desenho da "Loja Maçônica Regeneração Campinense", lhe serviu a comenda "Medalha de Ouro de Honra ao Mérito" daquela importante instituição de nossa cidade.

Retrato que ele fez do meu outro bisavô, Sizenando Basílio (com essas coisas de família eu sempre me confundo kkkk)

José Santos foi um dos grandes mestres das artes plásticas campinense. Esperamos que esta singela homenagem do Retalhos, ajude no resgate de mais este personagem do passado campinense.  

Fontes Utilizadas:

-Carta de Edvaldo do Ó, fruto do arquivo de Zélia Figueiredo (http://www.facebook.com/zelia.figueiredo.3114) 
-Desenhos em bico de pena de José Santos

Uma das marcas dele era utilizar o bico de pena :) Eu recentemente já comprei os meus, mas tenho que treinar muito.


Obrigada por lerem :)
Até



6 comentários:

  1. Adorei Bia. Não sabia dos seus dons artísticos. Vc vai longe, viu? Não só tem a vocação, como busca o aperfeiçoamento técnico e entender a História. Isso é fundamental. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, dons artísticos, quem dera kkk Brigaada :) espero que eu chegue, infelizmente eu tenho que estudar para o vestibular ai me dá menos tempo para desenhar, mas eu sempre tenho idéias e alguma arte a caminho. :)
      Bjss

      Excluir
  2. Bia, eu faço artes visuais na federal. Já foi em alguma das nossas exposições? Final desse semestre (janeiro) vai ter a 4ª mostra de artes visuais! Dá uma passada por lá! Quem sabe não se identifica com os artistas que vão expor lá? São todos aqui de BV mesmo. Gostei do post. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii <3
      Artes Visuais, que luuuxo, nunca fui pq n sabia que tinha ;/ com certeza vou me identificar *---* Eu vou viajar só que tomara que eu chegue antes da exposição
      Feliz que voce gostou do post <3
      Beiiijinhos, volte sempre

      Excluir
  3. Eu quero um quadro auhsuahsuah' ae qnd for famosa eu vou mostrar pra todo mundo.
    Falando sério agora, eu curto arte, mas desenhar não é comigo... eu gosto de admirar o que as pessoas fazem, as cores que usam, o traço, enfim a arte ao todo. E eu amei de paixão o segundo quadro q tu fez! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk amizade a distancia é difícil só que eu posso dedicar algum a você, adoraria :D Nessas ferias eu estou disposta a ver vídeo aulas e treinar desenhos
      Brigaada, o segundo é o mais elogiado mesmo :) tenta desenhar kkk é só começar do simples e básico.

      Excluir

Comentem a vontade ^__^ Eu também respondo (e adoro) os comentários de postagens anteriores. E lembrem-se de quem tiver blog, colocar o link dele no comentário para assim eu o visitar.
Não precisam ser tímidos, apenas mantenha o respeito
Caso desejem, aqui está alguns símbolos para utilizar em seu comentário:
♥ ★ ✿ ♫ ♩ ♬ ☾
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (((o(*゚▽゚*)o))) (≧∇≦)/ ヽ(;▽;)ノ 。・゚゚・(>д<;)・゚゚・。 (*^▽^)/ ▽・ω・▽ (T▽T)
\(*T▽T*)/ ◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ∩┐(◣_◢)┌∩┐ \m/ (◣_◢) \m/
☆ミ(o*・ω・)ノ ヾ(´・ω・`) (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ (✖╭╮✖) (●˘͈ ᵕ˘͈(˘͈ᵕ ˘͈⑅) (/ω\) ∑(O_O;)