sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Concurso de oratória de japonês: como eu fui

Oiii gente :) eu vim aqui falar sobre o Concurso de oratória de japonês que eu participei nesse mês, principalmente porque quero compartilhar junto com vocês leitores do meu blog,  uma  das experiências mais gratificantes e mais feliz da minha vidinha *-* (as outras foram quando eu passei no vestibular e no ensino médio, no IF).


Gente, quando a sua mãe diz que estudar é importante acreditem kkkk estudar bastante sempre traz retribuições :) e claro que não é de primeira, sempre tem que ir tentando e dependendo do seu objetivo muitas vezes demora, mas a hora ainda irá chegar, seja o que for. Eu mesma quero tentar até conseguir o primeiro lugar da categoria A e na nacional também, mesmo que demore vários anos :) #sonha



Eu ralei muuito para isso, nos dias anteriores eu pensava nesse concurso, vocês não tem noção do quanto que eu li e repeti aquele texto para falar sem olhar pro papel, e lá eu descubro que podia ler (mesmo assim não me arrependi, afinal me falaram que apesar de ser permitido perde pontos, mas pensando por outro lado é uma forma da pessoa se sentir mais segura e de todos poderem participar, mas tem que considerar que sem ler é bem mais difícil de lembrar, depois eu descobri que onde não pode é na nacional). Eu estava tão nervosa que eu tive 3 seções na psicologa só para isso e ainda teve uma extra antes de viajar, eu sou muito insegura e pessimista e as vezes acabo fazendo até mais que o necessário sem perceber.

 Como ocorre o concurso?
O regional que eu participei, possui 4 categorias (de D a mais "fácil" de 1 minuto até a A, a mais "difícil" de 5 minutos ou mais), vai para a nacional as duas maiores pontuações do ranking (geralmente da categoria A), no meu caso eu participei da B e espero algum dia participar da A (sendo que o pessoal dela é muito bom). Como eu moro na região Norte (que eu amo <3) eu fiz na Nippaku em Manaus (a proposito, adorei lá e quero voltar).
Na entrada eu recebi o meu crachá com o número de inscrita, e todos receberam dois lápis bic embrulhadinhos e tudo (estava até usando o meu para treinar kanjis agorinha). Durante o concurso, nós assistimos cada um esperando a nossa vez em uma cadeira com o nosso número de ordem, deve mais de 50 inscritos ;O e eu apresentei lá pro final, eu era a 52 xD É interessante que também tem uma modalidade que é só para crianças *--* é cada fofura que eu vi lá <3 como uma que falou sobre o cachorrinho dela *¬* e olha que essas crianças manjam do japonês.
Minha mãe tava lá também xD ela não parava de tirar fotos da minha pessoinha apresentando (e eu nem percebi) e acho que comemorou tanto quanto eu.
Desculpa a má qualidade da foto* (Post atualizado dia 26/09 às 21:05)
Prêmios:
Vou mostrar fotos deles aqui porque vai que depois ocorre algo kkkk ai tenho as fotos ao menos.
 Na hora da entrega eu estava assim, todo mundo recebeu quetinho educadamente mas eu não me aguentei e soltei um Uhuuh auhsausuhs
(Post atualizado dia 26/09 as 21:00h)
  • Troféu e certificado: Essa foto tá tosca eu sei kkk mas é a que tinha, o que vale é a felicidade na hora de tirar essa foto :)

    Ainda estou tentando emagrecer ç__ç

  • Livro: Ele é todo em japonês e é sobre os 70 anos de imigração japonesa no Amazonas :) Além de ser bom para treinar japonês também é para o meu curso (Relações Internacionais).
          

  • Prêmio do consulado:
    Eles estavam aqui:

    *Obs: eu ainda nem joguei fora esse embrulhe de bolinhas kkkk acho que vou é guardar 
    ~ Cartões postais:



    ~ Lápis:
    São tão lindos que até tenho pena de usar >__< e tem escrito "Japão" em diversos idiomas.

    ~ Bloquinho: 
    Ainda não decidi para que eu vou o usar, creio que para eu escrever as minhas redações em japonês nele :D Mas ele é lindo né? Ele tem um estilo bem "zen".
E sabe o melhor de tudo isso?
É que depois me deu mais vontade de estudar, e me deu incentivo, não para ganhar prêmios, mas por querer melhorar e saber mais e mais, até chegar na nacional e mandar bem lá (eu sou uma que só  se compromete em fazer algo se for direito :/), até vi uns vídeo da vencedora do ano passado, até porque estudar japonês e não poder ir no Japão nunca anima muito sabe. Eu conversei com uma menina que participou da categoria A e manja muito, perguntei bastante coisas para ela e ela me deu dicas e acabou me incentivando *--* super fofa *-*. Ainda planejo ir no Japão e estou até juntando dinheiro >_< e quero falar em japonês com japoneses kkk
Eu me senti bem e passei a acreditar em mim mesma, eu precisava disso por nunca achar o que eu faço suficiente, nunca estou satisfeita com o meu esforço, e é horrível isso porque afeta o auto-estima , vocês já viram isso em outros posts inclusive :/ E ser valorizada em um momento desses é muito gratificante *¬*. Eu mesma sou tímida e odeio chamar atenção, mas por isso vale a pena, já que sou fã da língua japonesa.
Estou falando nisso não apenas para falar de mim, mas para mostrar que o mesmo pode acontecer com você. Também quero dar ~parabéns a todos~ que participaram porque todos deram o seu esforço.

*Obs: Procurando por materiais de estudo de japonês, hoje eu encontrei um site com um joguinho de acertar o significado e a leitura de kanjis, é esse aqui, também tem o world quiz dele que é mais voltado ao vocabulário.

Até logo/ Espero que tenham gostado ^__^ eu me empolguei enfeitando as fotos asuhasu tentei ser kawaii em ao menos um post. Também já dei dicas de japonês em um outro post ^___^ .Kissus~~

27 comentários:

  1. Oii!
    Eu nem conhecia esse concurso mas achei tão legal :3
    Admiro você por conseguir tanto ♥ simplesmente não sou boa em línguas, apenas tento, preciso me esforçar MUITO para realmente aprender kk
    Parabéns e que você consiga o A haha
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii :)
      É porque ele é mais conhecido entre os estudantes da língua japonesa mesma :)
      Fiquei super feliz em ler o seu comentário ♥ obrigada :D
      Apesar disso, tenho certeza de que tem outras coisas que você é boa :D eu mesma quando sou muito boa em algo sou Horrível em outra saushaush
      Vou me esforçar para conseguir ♥‿♥

      Até^__^

      Excluir
  2. Meus parabéns para você !! quem trabalha para alcançar objetivos sempre tem sucesso.Eu também pretendo aprender a linguá japonesa para assim em alguns dia morar no japão. Vou ja sabe o básico do japonês ou já esta no nível intermediário? Poderia ter mais fotos do evento que você participou para ter uma melhor noção. Parabéns !!!

    http://seumundodoanime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada :)
      Diria que estou no intermediário, mas ainda tenho que ralar MUITO haha xD o negocio é que eu só tenho aula uma vez na semana :/ queria que fosse 2 dias, então meu ritmo tá bem lento.
      Atualizei com fotos novas agorinha ;)

      Até ~ヾ(^∇^)

      Excluir
  3. Menina, meus parabéns! ♥
    Comecei a lacrimejar (porque sou uma boba, me deixa) de felicidade por você, admiro gente esforçada e que sempre se incentiva a melhorar!

    Tinha voltado com o japonês não faz muito tempo, e só de ler esse post também fiquei incentivada a melhorar.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada (☆▽☆)
      Sua liinda *---* ♥ que bom *--* volta siim, estudar japonês é tão legal :D eu me sinto uma personagem de anime falando em japonês ahushaus Fico feliz meesmo em saber que eu incentivei, espero que volte :D

      Kissus ☆ミ(o*・ω・)ノ

      Excluir
  4. Parabéns *O* Não sabia que existiam concursos assim no Brasil, que legal!
    Eu também sou tímida, mas eu adoro falar em publico e dançar (WTF?) pois é, são os momentos em que deixo minha timidez de lado pra fazer o que eu gosto e mostrar aos outros o que posso fazer. Fico muito feliz mesmo por você, já que dá pra perceber que esse prêmio aumentou sua auto confiança ^~^
    É isso aí, continue estudando e batalhando por seus sonhos, tenho certeza de que um dia você conseguirá ir ao japão!

    PS: Você é do amazonas mds! Eu sou do Amapá, qualquer dia pego um barco e vou te ver shkjahsjashd /parei

    ♥ Rendas e Doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaadaaa (`・ω・´)
      Haha, que legal ;) mostrar os seus pontos fortes é realmente bom né :D Tímidos podem arrasar no palco tanto quanto qualquer extrovertido.
      Obrigada o incentivo :D

      Uhuuh/ Norte marcando presença no Blogger (⌒▽⌒)☆ super apoio haha

      Até logoo (○゜ε^○)

      Excluir
  5. Bea isso é incrível! Fiquei sabendo pelo grupo que você tinha ganho, mesmo não tendo entendido muito como é esse concurso fiquei muito feliz por saber que você tinha ganhado e é realmente incrível como algo assim conseguiu te ajudar a se sentir mais confiante. Nem sou tão fã de japonês, mas só de ler o que você postou até eu fiquei animada.
    Os prêmios que vocÊ ganhou são lindos. Esse bloco foi o meu favorito ♥
    Acho que já disse antes, mas mais uma vez, parabéns!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii ^___^
      Obrigaada Dani ♥ Adorei ler o seu comentário *o*

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Awnnn que lindoss <3 Você mereceu tudo isso, adorei seu blog seu layout e super fofo já estou seguindo estarei de olho em ^^
    Espero que goste do meu cantinho também: www.kiyomimatsui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, obrigaada ♥ Fico muuuito feliz quando aparece gente nova aqui no blog *o*
      Já visito o seu também :D

      Kisses ~(^з^)-☆

      Excluir
  8. Oiee Beatriz!

    Parabéeeeennns por ganhar no concurso!!!
    Estou super hiper mega feliz!!!! Pois vc merece muito mais o prêmio pela sua dedicação!
    Realmente estou feliz ao chegar no seu objetivo e continue sempre assim!

    Kiss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Miee ^___^

      Obrigaaada mesmo ♥
      Fico feliz em saber que vc ficou feliz tbm *o*
      Continuo com certeza :D

      Atéé ~(^з^)-☆

      Excluir
  9. AI MEU DEUS BEA! TO MUITO FELIZ POR VOCÊ!!!! ♥♥
    Sério, parabéeeeens por essa conquista, nem sei o que falar porque to muito feliz. Nunca tinha imaginado que existia uma coisa dessas aqui no Brasil, e eu achei bem interessante (apesar de que eu não tenho toda essa vontade pra aprender uma língua mais complicada). Menina você é fogo viu? Estudar desse tanto, japonês, ir lá e arrasar? Nossa nossa, parabéns denovo porque você merece.
    É como sempre dizem, todo esforço tem uma recompensa no final, e essa recompensa que você ganhou é apenas o início dela. Além de premios, é como você disse: você acredita mais em si mesma, e vê que "o impossível é só questão de opinião". Então bola pra frente e vamos chegar na categoria A pra poder arrasar okay?
    Beijãaaaaaaao da tia Pão e parabéns denovo! (*^▽^)/♥♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada sua lindaaa (‘∀’●)♡
      Realmente esses eventos são bem pouco divulgados né :/ eu sei pq já estudo faz um tempão.
      Eu adoro línguas complicadas aushash ainda quero estudar mandarim x)
      Chega me arrepiei com oq vc disse sobre recompensa *o* você falou bonito, quero até copiar nesse post, posso? (๑・ω-)~♥” Me incentivou bastante para ir na categoria A *o* Haha isso ai, vou lá e arrasar (⌒▽⌒)☆

      Até logo tia do pão \(*T▽T*)/

      Excluir
  10. Ah, Bia!
    Estou tão feliz por você! Parabéns, você merece, por todo o seu esforço apesar das dificuldades que todos tem, alguns, como você, escolhem não desistir e seguir em frente. Principalmente numa língua tão diferente quanto o japonês.
    Muito sucesso pra você, continue se esforçando e com certeza chegará a seu objetivo.

    Bjinhos
    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessyyy *o* Obrigaada (☆^O^☆)
      Obrigada todos elogios mesmo ♥

      Kissusヽ(;▽;)ノ

      Excluir
  11. Aê /o/ Parabéns,realmente estudar nos trás muitas gratificações,mesmo que seja cansativo,mas vale muito a pena!
    Me arrependo de ter desistido do meu curso de inglês,era para estar indo para Canadá .... :/
    Enfim,então o negocio é agarrar uma chance e não solta-la nunca!!!!
    Mais uma vez parabéns!
    Depois quero umas aulinhas,viu?! Hehe' Beijos linda ! E muito sucesso s2
    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    Post novo! Tag:I love my Blogger Confira! *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana *---*
      Vale a pena mesmo :) eu sou suspeita para falar pq sempre fui do tipo "nerd" xD
      Meu pai me colocou na escola de inglês a força quando eu era bem novinha, eu odiava mas ai passei a gostar no final kkkk ai agora eu já terminei e agradeço a ele. Ainda dá tempo para vc voltar ^__^
      Obrigaaada pelos parabéns sua linda ♥
      Haha, pode deixar ;)

      Excluir
    2. Pior q ne da pq era pelo governo x.x

      Excluir
  12. Parabéns pela conquista~
    É incrível ver onde conseguimos chegar com muito esforço ♥ continue assim e cada vez melhorando mais, eu nunca ganhei nenhum concurso, mas acho que deve ser muito emocionante e maravilhoso ver que toda sua dedicação valeu a pena >u<
    Kissus~
    Yuurei Neko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada Yuu ♥
      É incrível mesmo ^___^ Com certeza sempre estarei tentando melhorar :D é sim *o* vc ainda vai ver quando for a sua hora ♥
      Kissus~~

      Excluir
  13. Parabéns, Bia!! o/
    Nossa, achei muito legal você ter ganhado! *-*
    Na escola onde eu estudo japonês, todo ano a gente faz um mini concurso de oratória também, mas eu sempre fico meio em dúvida sobre o que escrever. Sobre o que você escreveu no seu texto?
    Eu também amo muito a língua japonesa e queria muito poder falar com japoneses em japonês, então imagino a felicidade que deve ser ganhar um concurso desses!
    Mais uma vez, parabéns!
    Beijos~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii ^___^
      Eu adoro esses mini concursos ♥
      Mana, eu também vivo na dúvida kkk eu falei sobre o Yabusame, pouca gente conhece, é um "esporte" antigo do Japão onde a pessoa monta em um cavalo correndo e com um arco e flecha tem que acertar 3 alvos.
      Obrigada os parabéns ♥

      Até logo *o*

      Excluir

Comentem a vontade ^__^ Eu também respondo (e adoro) os comentários de postagens anteriores. E lembrem-se de quem tiver blog, colocar o link dele no comentário para assim eu o visitar.
Não precisam ser tímidos, apenas mantenha o respeito
Caso desejem, aqui está alguns símbolos para utilizar em seu comentário:
♥ ★ ✿ ♫ ♩ ♬ ☾
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (((o(*゚▽゚*)o))) (≧∇≦)/ ヽ(;▽;)ノ 。・゚゚・(>д<;)・゚゚・。 (*^▽^)/ ▽・ω・▽ (T▽T)
\(*T▽T*)/ ◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ∩┐(◣_◢)┌∩┐ \m/ (◣_◢) \m/
☆ミ(o*・ω・)ノ ヾ(´・ω・`) (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ (✖╭╮✖) (●˘͈ ᵕ˘͈(˘͈ᵕ ˘͈⑅) (/ω\) ∑(O_O;)