sábado, 16 de abril de 2016

Projeto Poliglota - Usando a tecnologia ao seu favor

Oiii galera :D Eu gostei bastante de escrever o primeiro post do Projeto Poliglota, ele teve um apoio super legal e eu também adorei saber que posso ajudar as pessoas, para quem não o leu, nele eu dei várias dicas e coisas que você precisa saber para iniciar a estudar idiomas ^__^ Mas hoje eu vou falar especificamente como você pode usar a tecnologia ao seu favor.



Primeiramente, vamos começar com o fato de que na internet você encontra explicação para tudo, essa é uma das melhores vantagens da nossa geração. Procure vocabulários, livros para baixar, explicações gramaticais na internet  e abuse delas (como o BomEspanhol.com.br e o EspanholGratis.net, de japonês eu citei vários nesse post aqui). Vou até citar aqui de novo o meu perfil do Passei Direto que eu boto vários livros de japonês.
Apesar de não ter um site especifico, eu achei umas coisas bem legais com o pin language (e o idioma especifico que você quer) no Pinterest, como essa flor com adjetivos em francês (Je suis = eu sou):

Dizer que escutar músicas e as cantar é uma boa dica muitos já sabem, mas bora logo botar isso em prática, é bom cantar a música várias vezes lendo a letra (mas claro, sabendo o que está escrito) até conseguir cantar ela sem olhar a letra, eu mesma fico me achando quando sei cantar alguma música em outro idioma bem diferente kkkk (falo mesmo). Por causa de RBD eu nunca vi tanta gente aprendendo espanhol, te juro, a maioria das pessoas que eu conheço que estuda espanhol começou por gostar de RBD. Além de acompanhar a música é legal as escrever também.
Para quem estuda ~japonês~ é bom ler as letras em hiragana/ kanji, eu sofri para encontrar um site bom até que eu achei o J-PopAsia, ele tem as letras em Romaji, Kanji (caracteres japoneses) e a tradução (mas em inglês), é só você procurar o nome do artista e ao achar clicar em Archived Lyrics, como exemplo vê aqui o link/letra de Glamurous Sky (Mika Nakashima). É importante você grifar as palavras que não conhece (mesmo que seja a música toda saushaus, começa assim mesmo) e procurar o que ela significa para aprender e aumentar o seu vocabulário. Eu mesma imprimi algumas letras (tentei tirar foto das letras bonitinhas mas nenhuma foto ficou legal, e afinal, esse post tá cheio de foto).

*Obs: Eu poderia falar aqui mais sobre como botar teclado japonês e escrever em japonês no world, mas tomaria muito espaço no post, mas eu posso fazer um especifico, querem? :) É só falar que eu faço. 

Outra coisa legal é karaokê, no YouTube tem várias músicas com as letras embaixo (e outras até a letra e a tradução), como exemplo vou botar aqui o vídeo do Kim Jaejoong cantando Glamurous Sky (o link já tava aberto aqui e eu aproveitei pro post kkkk):

E uma das coisas mais legais da internet é poder falar com nativos do idioma. Tem diversos sites para isso e eis o motivo da minha indecisão >__< eu estou escrevendo as dicas aqui mas não sei nem o que eu faço suahsuah Mas você pode encontrar eles "aleatoriamente" na internet (ou até em grupos do facebook), adicionar eles no Skype e falar lá. No facebook tem o grupo Poliglota da Depressão - Materiais, nesses grupos também é legal para conversar e trocar ideias com a galera, nele eu perguntei o que me recomendaram para falar com nativos e citaram o Sharedlingo.com/, o Interpals.net e a Rayane falou do aplicativo Hello Talk. E além de treinar o idioma é que você pode falar com alguém de um país totalmente diferente e perguntar como é a realidade lá e coisas afins.


E não só a internet que entra no mérito, o celular também entra, acabou o tempo em que o celular era inimigo dos estudos. Quando eu quero e preciso saber de uma palavra de repente, ou "do nada" eu escrevo ela no aplicativo no Google Tradutor e vejo o que significa e pronto, duvida resolvida, também adoro usar ele para conferir algo quando eu esqueço de alguma palavra "besta" e tenho vergonha de perguntar, mas se lembre que ele é bom para traduzir palavras soltas e não frases e textos complexos porque é muito ao "pé-da-letra".
Já pensou em mudar o idioma do seu celular para assim se acostumar com ele? É uma boa, mas por favor não coloque o seu celular em mandarim avançado ou algo assim, bote um idioma que te faça sentir segura que vá entender depois, por favooor kkkk eu por exemplo já botei o meu em francês.
Depois eu deixei em português mesmo porque preferi instalar diversos aplicativos para aprender idiomas, como o Obenkyo (um dos melhores de japonês, porque além de ele ter testes tem explicações gramaticais, vocabulário e outras coisas, é esse da foto abaixo) e o Duolingo, esses são os que eu mais recomendo. No GooglePlay a variedade de aplicativos é enorme, há tantos os mais sérios quanto os mais descontraídos, tem os específicos para um certo idioma e outros que você seleciona o idioma que quer. E uma das coisas mais legais é que esses aplicativos são gratuitos (mas também tem os pagos).

Antes do celular ainda veio o clássico e eterno vídeo-game, tanta gente que aprendeu inglês por causa dessa belezura 
No meu caso eu não aprendi inglês só jogando vídeo-game, mas ele aumentou meu vocabulário sem que eu percebesse. Só no Pokémon tem tanta palavra que eu não conhecia, como algumas das 500 natures dos pokemons (são só: hardy, lonely, brave, adamant, naughty, bold, docile, relaxed, impish, lax, timid, hasty, serious, jolly, naive, modest, mild, quiet, bashful, rash, calm, gentle, sassy, careful e quirky).

E finalmente vem a tv, nas tvs a cabo tem vários canais estrangeiros para você treinar a escuta como o NHK, CCN en español, TV Monde, etc. Mas infelizmente muitos desses canais não tem legenda mas ai você treina o tanto que você consegue entender :)


Espero que tenham gostado ;) O que acharam? Comente :) Sua opinião, sugestão será sempre bem vinda, também podem me perguntar que eu sempre respondo e estou sempre disposta a ajudar. Com certeza farei mais posts do Projeto Poliglota, eu sinto que cresco com eles e eles me empolgam.
Até logo

14 comentários:

  1. O recurso que mais gosto e mais uso do Google tradutor hoje em dia pelo celular e o de traduzir imagens, ja não acho que ele traduz muito ao pé da letra pra mim eu prefiro um contexto todo, mas a melhor parte e contribuir, porque até mesmo em inglês tem umas palavras que tipo a tradução não tem ou a concordância esta errada eu sempre edito e enviu, ja teve casos de conseguir traduzir frases perfeitas do japonês [ para o inglês, se for para português fica confuso] e outras que tive que pesquisar um conceito, e rachar a cuca pra relacionar ai eu ate separa as vezes e uso um pouco do conhecimento que tenho.

    Mas tem tantos apps para Android eu estou usando um de Cards para memorizar os ideogramas, e tem um site em inglês que ensina da forma mais divertida que ja vi, relacionando com coisas diárias o Wakikani, adorei ele.

    Super dicas uteis amei. bjs
    Otome Game br e +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taina, obrigada por estar sempre presente aqui no blog (。♥‿♥。)
      Também uso muito o Google Tradutor, não conheço esse de traduzir imagens ;o vou procurar sobre ele, tenho que admitir que o google tradutor já salvou a minha vida xD olhar no dicionário demora demais ahsuahsua
      Vou ver mais também sobre algum de Cards, cada vez mais cards estão ficando mais famosos para memorizar ideogramas *¬* obrigada as dicas no comentário

      Até logo (。・ω・。)ノ♡

      Excluir
  2. Eu sempre faço "karaokê" com as aberturas dos animes, vou lendo e tentando acompanhar e vejo a tradução também. Repito o mesmo com séries, o legal é que dá para aprender pelo menos o básico com coisas divertidas. Outra coisa são jogos, conversar com estrangeiros ou pelo menos "arranhar" kkkkk ajuda, já aprendi várias palavras assim e o bom é que não é cansativo.
    Gostei da ideia de pesquisar no youtube essas músicas legendadas! Eu já faço isso só que é mais pra me divertir mesmo, nunca parei para ficar lendo sempre e aprender o idioma assim, gostei dessa dica! Vou tentar fazer isso mais vezes e o bom é que além de aprender o idioma você canta a música de forma correta em vez dessas linguas que eu acabo inventando tentando cantar kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo fazer isso :D eu faço mais com animes mesmos, que tem umas 3 legendas na abertura kkkk
      Fico feliz que tenha gostado da ideia :) haha e você canta uma música só e ai a galera pensa que você fala o idioma todinho hahah

      Bjão :*

      Excluir
  3. Yooooo Beatriz \o/

    Manu, atualmente eu tô jogando otome game para me ajudar no inglês!Consegui achar uns games marotinhos que foram traduzidos para o inglês e aos poucos tô lá me matando por causa dos boy 2D e das frases em inglês que eu tô tentando aprender shaushaushuashua

    Cara, sobre site de japonês, eu conheço um cursinho muito bom, para aqueles que nunca tiveram contato com isso e talls, toda vez que alguém me pergunta sobre onde aprender japa eu falo desse site, pois é muito bem estruturado e super fácil de se lidar (http://www.nhk.or.jp/lesson/portuguese/). Aliás, falando em japonês aqui em casa tem tv fechada e temos o canal NHK, de vez em quando eu dou umas olhadas, mas cara......Me mato rindo de como são os programas deles shuashaushuashua.

    Enfim, vou ficando por aqui

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hinaaa ♥
      hahaha por boys, aprender inglês (e outro idioma também) fica facilzinho xD
      Eu conheço o site do NHK e super recomendo *¬* eu também tenho NHK em casa, se bem que eu não entendo mas também dou umas risadas xDD

      Bjs♥

      Excluir
  4. Nossa, eu lembro que quando eu era loucamente louca por j-pop u baixava os karaokes mais doidos e ficava cantado aqui em casa. Claro eu morria de vergonha porque assim minha voz e uma voz de uma gralha era ridiculo, mas eu me divertia tanto e algumas palavras e frases eu aprendi exatamente por isso. Vale muito a pena ♥

    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, e eu ainda tenho minhas fases assim mesmo louca por j-pop xD
      Eu tbm aprendi umas frases por isso, como das músicas de Nana ♥

      Excluir
  5. ~Konata
    Oi tudo bem? Topa fazer parceria? Passa no meu blog pra conferir ^-^
    http://leitecomanga.com.br

    kissu *:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ^___^
      Topo siiim, e descuulpe meesmo a demora em responder ;___;
      Já confiro ♥

      Excluir
  6. Não lembro se comentei no primeiro post, mas achei o projeto SUPER LEGAL e me identifiquei um monte, até porque eu falo inglês, português (lol), faço curso de italiano, to tentando estudar francês por conta e se Deus quiser um dia ainda aprendo japonês! Achei as dicas bem úteis, até porque mudar a linguagem do celular (por exemplo) é uma coisa extremamente simples, mas que ajuda um monte a nos habituarmos com a língua. De aplicativos, sou fã número um do Duolingo (completei a árvore de italiano, to no final da de francês e to há tempos querendo fazer um post sobre isso <3) e já usei o Hello Talk (tenho que baixar de novo, por sinal). Acho que cantar na língua ajuda bastante, mas tenho vergonha de falar no skype com estranhos >_< Escrever tudo bem, mas falar... Ahuisahdua. Baixar apostilas também serve, e ver video-aulas também! Como meu grande problema (além da conversação) é a audição, to planejando ver no mínimo 1 filme em italiano por semana para pegar bem :) Francês eu só to pegando vocabulário no Duolingo, mas to usando desde o início de março e me surpreendi quando consegui ler pequenos textos.

    Ah, sobre o papercraft, fiquei bem feliz que tu foi conferir meu post <3 E sobre os elogios na postagem de Canela, tu é muito querida, como sempre <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou suuuper feliz que você tenha achado o projeto super legal ♥ Uaau, italiano (eu acho uma língua super linda, mas ainda não estudo porque eu tou com MUITOS idiomas na minha lista de estudos atuais ;__;), francês é bem difícil, mas vale a pena entender (língua da diplomacia ♥). É assim mesmo com esses detalhes que vamos aprendendo mais e mais.
      Eu tou muito lenta em completar o Duolingo, pq o que eu mais faço é "relembrar" xD eu acumulo demais. Eu nunca usei o Hello Talk, mas já escutei falarem bastante dele. Eu escrevo mesmo kkkk nem falo xD
      Eu sou assim mesmo, também sou bem melhor na escrita do que na audição ;___; essa ideia é ótimo :D
      Parabéns por todo o seu esforço ^___^

      Obrigaaada ♥ de naada ^___^

      Excluir
  7. Oii Bia, tudo bom?
    Desculpa não está passando muito por aqui, mas ando tão ocupada com estudos, faculdade e estágios que nem no meu blog tenho andado! Tipo, dói na alma ver isso, mas é assim mesmo.
    Então, mas voltando ao post, achei as dicas super legais! Ultimamente tenho me esforçado para aprender inglês e tanto músicas, quanto seriados e filmes que assisto tem me ajudado. Além de amigos que conversam comigo em inglês fazem toda a diferença do mundo <3 Cantar também ajuda bastante a treinar a pronuncia, só que na maioria das vezes não consigo diferenciar muito bem o inglês britânico do americano D:
    Achei super bacana as dicas que você colocou aqui, muitas eu já sabia, mas outras descobri lendo esse post. Estou louca para pôr meus conhecimentos em prática com alguns nativos por esses grupos que você indicou *-*
    Estante de uma Fangirl
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Danii ^__^ Tudo bem sim, obrigada ♥
      Haha, tudo beem ;) é assim mesmo, acontece o mesmo comigo, se tem algo que eu valorizo é o estudo
      Fico feliz que tenha gostado das dicas ;) eu fico quem querer falar só o "obvio" e gostei de saber que algumas vc descobriu aqui *o*

      Bjs ♥

      Excluir

Comentem a vontade ^__^ Eu também respondo (e adoro) os comentários de postagens anteriores. E lembrem-se de quem tiver blog, colocar o link dele no comentário para assim eu o visitar.
Não precisam ser tímidos, apenas mantenha o respeito
Caso desejem, aqui está alguns símbolos para utilizar em seu comentário:
♥ ★ ✿ ♫ ♩ ♬ ☾
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (((o(*゚▽゚*)o))) (≧∇≦)/ ヽ(;▽;)ノ 。・゚゚・(>д<;)・゚゚・。 (*^▽^)/ ▽・ω・▽ (T▽T)
\(*T▽T*)/ ◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ∩┐(◣_◢)┌∩┐ \m/ (◣_◢) \m/
☆ミ(o*・ω・)ノ ヾ(´・ω・`) (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ (✖╭╮✖) (●˘͈ ᵕ˘͈(˘͈ᵕ ˘͈⑅) (/ω\) ∑(O_O;)